Você sabe o que é empreendedorismo sustentável?

A preocupação com o meio ambiente e com as consequências da ação humana nele vem tomando proporções cada vez maiores. Em todo o mundo, constantemente, são assinados acordos sustentáveis entre países ou empresas e as pessoas vêm começando a mudar seus hábitos de vida para diminuir os impactos da ação humana na natureza.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), no Brasil, 61% das pessoas mudariam seu estilo de vida para beneficiar o meio ambiente e 70% aceitariam pagar mais caro por produtos que não causem grandes impactos na natureza.

Dessa forma, surge um novo conceito de empreendedorismo sustentável, que tem se destacado nos últimos anos e ganhado cada vez mais espaço em diversos setores.

Com o objetivo de conscientização e responsabilidade social, o empreendedorismo sustentável, diz respeito às empresas que, preocupadas com os fatores sociais e ambientais, implementam medidas que conciliam a preservação do planeta com avanços tecnológicos e benefícios preciosos à qualidade de vida das pessoas.

Sustentabilidade

Eugênio Brito, Consultor de Inovação da Agência de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (ADETEC) de Lins, lembra que a sustentabilidade deveria estar enraizada em todas as culturas. “Isso é uma deficiência da educação. O equilíbrio e balanço da natureza é matemático, tudo que entra deve sair, se a saída se torna a entrada de um outro processo e, assim por diante, as saídas não reaproveitáveis seriam cada vez menores.”, aponta.

Eugênio Brito aponta que para resolver esse problema a educação, qualificação, inovação, bem-estar social e cooperação são as chaves. “Os habitantes de nosso planeta ainda são muito egoístas. Precisamos relacionar empreendimento com o fluxo dos processos de forma completa, iniciar considerando a engenharia reversa do negócio, se meu empreendimento vai necessitar de água como matéria-prima e se vou coletá-la de um rio. Neste caso, a devolução dela tem que ter qualidade mais pura do que entrou”, afirma.

Capacitação

Para empreender com sustentabilidade é preciso buscar informações, cursos e capacitações, pois é fundamental ter o bom senso sobre a preservação do meio ambiente e, a partir daí, estruturar seu negócio. Por isso, a ADETEC juntamente com o Centro de Inovação e a Incubadora, disponibiliza todas as ferramentas necessárias para dar o suporte aos empresários já consolidados no mercado ou iniciantes (startups).

Eugênio Brito lembra que a capacitação é muito importante. “Quanto maior o conhecimento sobre o assunto, maior é a probabilidade de ter sucesso em ser um empreendedor ou intra-empreendedor. Algumas pessoas já nascem com esta habilidade, outras devem estudar e observar as práticas utilizadas por grandes empreendedores”, finaliza.

 

Sobre a ADETEC

A ADETEC é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que existe desde fevereiro de 2001, e que nasceu para apoiar iniciativas no domínio das políticas públicas na cidade de Lins (SP) e região. Ela é uma associação formada por empresas privadas, centros universitários e entidades do poder público, que trabalham com o objetivo principal de executar atividades relacionadas a desenvolvimento, tecnologia, empreendedorismo e inovação.