Como atender bem e encantar pessoas

Com o Tema versando sobre ATENDIMENTO AO PÚBLICO, a Agente de Inovação e Coach da ADETEC – Agência de Desenvolvimento Tecnológico de Lins, Elomar Fontes, palestrou por cerca de 2 horas para um público de aproximadamente 150 (cento e cinquenta) pessoas no espaço da Incubadora de Empresas de Lins – SP, no último dia 17 de julho.

 

A Palestra Interativa, que já está na sua 8ª Edição, inicialmente seria para um total máximo de 60 pessoas, vagas limitadas e possíveis no espaço do nosso Auditório,  – afirmou Elomar.

 

Contudo, mesmo com a divulgação que ocorreu tão somente na semana anterior ao Evento, a procura e o interesse do público foi muito grande e, optamos por receber o maior número de pessoas desta vez e, em decorrência do Sucesso, geramos uma grande lista de espera para o Replay desta Palestra, com pedidos para que seja falado sobre este mesmo tema com a mesma abordagem.

 

A proposta do Evento denominado “PENSE DENTRO DA CAIXA”, procura trazer o participante para uma série de reflexões sobre os seus comportamentos, pensamentos e emoções, destacando que antes de se pretender ideias mirabolantes, para alcançar o real sucesso em qualquer área da vida e profissional, é preciso antes  cuidar do interno, da mente e do corpo de um modo integral, preparando-se, antecipada e conscientemente, dentro da sua “caixa cerebral” e, com isso desenvolver o músculo capaz de acessar o quanto mais a sabedoria e criatividade, que toda e qualquer pessoa tem.

 

Atendimento ao Público é de fato um desafio para Empresários e Empregados.

 

Em contrapartida, há sempre grandes reclamações sobre atendimento por parte de clientes e consumidores em geral.

 

Descaso, Desinteresse, Rosto Fechado ou Emburrado, Mal Humor, Pouca Atenção, Desprezo, Falta de Educação, Pressa em Baixar as Portas, Preconceitos, Julgamentos, entre outras reclamações, elevam a percepção de que é necessário maior treinamento e investimento para o atendimento no comércio de nossa cidade.

 

Elomar Fontes no entanto, foi além! E, afirmou que o problema não está apenas no Atendimento um a um.

 

Lógico que é preciso um empenho pessoal do vendedor ou prestador de serviço na arte de atender e encantar pessoas, porém, existem outros 6 elementos fundamentais, em um total de 7, que podem se aplicados por uma Empresa  que possui uma cultura de Atendimento Orientada para o Cliente, quais sejam:

 

  1. Entender os valores e as expectativas do cliente.
  2. Ouvir a Equipe que atua na linha de frente, para saber pontos fortes e de melhoria.
  3. Desenvolver uma Cultura Própria de Atendimento.
  4. Elaborar um Plano Padrão de Atendimento Diferenciado.
  5. Constituir Comitês de Melhoria Contínua.
  6. Investir em Treinamentos e Desenvolvimento da Equipe toda.
  7. Monitorar e avaliar os resultados por meio dos números.

 

A partir desses tópicos é possível perceber, na prática, a evolução em qualquer empresa do mercado que se dispõe a adotar esses ensinamentos e incluir essa conduta em seu Plano de Negócio.

 

Essa proposta colocada em ação pode eliminar ou diminuir consideravelmente os percentuais estimados pelo SEBRAE Nacional que aponta que a maior dificuldade enfrentada por uma empresa no primeiro ano de atividade, está na Falta de clientes, com um total de 29% (vinte e nove por cento) na pesquisa, número maior do que a própria falta de capital de investimento (21%), Administração e Planejamento (11%), Burocracia e Impostos (7%), Concorrência (5%), entre outras dificuldades.

 

Por fim, a chave para um Atendimento acima da média está na habilidade de COMUNICAÇÃO, uma vez que 55% dos efeitos da Comunicação está na forma NÃO VERBAL.

 

 

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Como seria você participar da Próxima Palestra do Ciclo Pense Dentro da Caixa, com Elomar Fontes?

 

Saiba mais sobre a programação acessando: www.adetec.org/eventos ou pelo telefone (14) 9 8129-5978.